Virada Cultural SP 2020 – Tudo de arte. Nada de aglomeração

Virada Cultural

Tudo de arte, nada de aglomeração. Essa frase que define a 16ª edição da Virada Cultural e que, também, poderia ser atribuída ao ano de 2020, no qual a cultura alimentou mentes, corações e esperanças de todos durante o isolamento social. Neste momento no qual a arte se mostrou tão necessária para a vida de todos e todas, o maior evento cultural gratuito do país chega a um formato inédito. Assim, os tradicionais palcos que ocuparam as ruas da cidade nos últimos 15 anos e os equipamentos culturais da cidade migraram para as telas de celulares, tablets e computadores, de São Paulo agora para todo o mundo.

Mais de 400 atrações, englobando todas as linguagens artísticas, com grupos e artistas do centro à periferia, acontecem nessa edição, online e acessível para todos. Além das atividades virtuais, a cidade de São Paulo também recebe intervenções que colorem a paisagem urbana, instigam reflexões e provocam, debaixo das máscaras, o sorriso dos transeuntes, sem aglomerações. A Virada também está em 6 teatros, 9 centros culturais, 18 casas de cultura e 22 bibliotecas espalhadas por todas as regiões da cidade.

Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Moda, Música, Performance e Teatro, com programação interativa, para todas as idades, e que também traz rodas de conversa e debates. A Virada Cultural 2020 celebra a arte, a diversidade e o pensamento, valorizando a pluralidade que marca a cidade de São Paulo como a Capital da Cultura.

Nesse momento da pandemia, no qual retornamos à fase amarela do Plano São Paulo, a Arte e a Cultura se tornam ainda mais relevantes e urgentes para nos manter unidos, para recuperamos esperança e dimensionarmos o afeto que temos por nossa cidade.

Continuamos em quarentena, mas seguimos ativos, com a cultura presente em todos os lugares, movimentando a geração de trabalho e renda do setor cultural. São 3.411 pessoas contratadas para a Virada Cultural 2020, entre artistas, técnicos e fornecedores, inspirando e oxigenando o público com a excelência artística de nossas atrações, sem aglomerações e com toda a segurança que a ocasião exige.

Em nome de todos na Secretaria Municipal de Cultura, espero que a Virada Cultural 2020 traga, mesmo diante desse momento difícil, muitas alegrias e reflexões para criarmos um mundo melhor e mais inclusivo, acreditando na força e na potência da arte e da cultura para a construção do campo civilizatório e da cidadania plena.

Hugo Possolo








FICHA TÉCNICA


Prefeito
Bruno Covas

Secretário Municipal de Cultura
Hugo Possolo

Secretária-Adjunta
Regina Silvia Pacheco

Chefe de Gabinete
Taís Lara

Agradecimentos:
Secretaria de Subprefeituras, Secretaria de Turismo, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, Secretaria de Transportes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Urbana, Secretaria de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Governo Municipal, Ilume, SPTuris, CET, AMLURB, SPTRANS, DSV, CPPU, DPH/CONPRESP, SGM, Fundação Theatro Municipal, Santa Marcelina Cultura, as equipes de produção e curadoria, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Bombeiros.