Infantil + Infos

Infantil

ATELIÊ ITINERANTE

Pensando em promover arte e cultura para as crianças em tempos de isolamento social, a Vai e Vem Produções e o coletivo O Corre trazem a proposta de um ateliê itinerante que vai percorrer as ruas da zona sul de São Paulo na Virada Cultural. O Corre, coletivo formado por artistas e educadores do Grajaú, nasceu da necessidade de repensar a comunicação dentro das quebradas. O coletivo realiza ações que promovem e discutem as vivências e realidades da periferia, por meio das suas linguagens próprias. Um desses projetos é o Corremóvel, um triciclo que vira ateliê com o intuito de levar oficinas artísticas para diversas praças da região.


Artista/Coletivo: Coletivo O Corre

Local: Itinerância pelos bairros Jardim Gaivotas, Cantinho de Céu e Parque Residencial Cocaia

Data: 12.12

Horário: 10h

RAQUEL BRAGA -SARAU INFANTIL – CANTORIA BRINCANTE NO ACONCHEGO DO LAR

O show tem como proposta abrir espaço para a interação e a aprendizagem, com um repertório musical cultural infantil brincante. É um espaço para vivências musicais que sensibiliza as crianças ao ambiente sonoro, ao prazer de ouvir, falar, cantar e dançar.

Artista/Coletivo: Raquel Braga

Local: Centro Cultural Vila Itororó

Data: 13.12

Horário: 14h

ATELIÊ ITINERANTE

Pensando em promover arte e cultura para as crianças em tempos de isolamento social, a Vai e Vem Produções e o coletivo O Corre trazem a proposta de um ateliê itinerante que vai percorrer as ruas da zona sul de São Paulo na Virada Cultural. O Corre, coletivo formado por artistas e educadores do Grajaú, nasceu da necessidade de repensar a comunicação dentro das
quebradas. O coletivo realiza ações que promovem e discutem as vivências e realidades da periferia, por meio das suas linguagens próprias. Um desses projetos é o Corremóvel, um triciclo que vira ateliê com o intuito de levar oficinas artísticas para diversas praças da região.

Artista/Coletivo: Coletivo O Corre

Local: Itinerância pelos bairros Jardim Gaivotas, Cantinho de Céu e Parque Residencial Cocaia

Data: 13.12

Horário: 14h

BEATLES PARA CRIANÇAS

Prepare as buzinas, regule os faróis e aperte os cintos para uma aventura divertidíssima com a galera do Beatles para Crianças, que apresenta o espetáculo “Meu Primeiro Show Rock” diretamente do Trio Elétrico Yellow Submarine.
Para curtir da janela de casa, das calçadas das ruas ou de dentro do carro com a família, o espetáculo interativo criado pelos educadores Fabio Freire e Gabriel Manetti com a super banda BPC propõe um passeio pelas canções dos Beatles, permeadas por histórias, como ""Help"", ""A História do Vaso"", ""Octopus's Garden"" e ""O Sonho Maluco".

Local: Henrique Schaumann > Avenida Brasil > Parque Ibirapuera/Bienal > Praça Ibrahim Nobre

Data: 13.12

Horário: 14h

BRINCANDO DE FANTASIA

A Cia Caju Azul é especializada em oficinas culturais e de criatividade, se desenvolvendo e se aperfeiçoando desde 2014. Nesse período, atendeu mais de 5.000 crianças, em todas as regiões de São Paulo. Com a pandemia, adaptou suas oficinas ao formato online e com kits, criando o projeto “Oficina de Pote”. Para a Virada Cultural, distribuirá 1.000 potes em regiões vulneráveis de São Paulo. Os potes serão um convite para que as crianças e seus cuidadores coloquem a mão na massa e criem suas próprias fantasias e brinquedos. Seu objetivo é desenvolver criatividade, arte e imaginação. Os potes vêm de duas maneiras. Pote de Fantasia (com sainha de tule, pompons coloridos, EVA brilhante, fitas, tiara, capas de super heróis, máscaras) e Pote Toy Art (com bonequinho de pano, cola, tesoura, fitas, pompons coloridos, EVAs, botões, etc).

Artista/Coletivo: Cia Caju Azul

Local: Heliópolis

Data: 13.12

Horário: 10h

BRINCÂNCIAS LITERÁRIAS PARA O POVO MIÚDO

A contadora, escritora e mediadora de leitura Ivani Magalhães conta, lê e brinca com a primeiríssima infância.

Artista/Coletivo: Ivani Magalhães

Local: Centro Cultural Santo Amaro

Data: 13.12

Horário: 11h

CARAVANA CULTURAL

Programa já consolidado e que visa levar cultura e arte à população, principalmente as que ficam à margem de acesso. Devido à pandemia da Covid-19, as ações do projeto foram suspensas para evitar a aglomeração. Pensando numa forma de dar continuidade às atividades, viu-se a necessidade de criar um kit personalizado para brincar. Este kit será entregue a cada criança das comunidades da região da Lapa, como Jaguaré, Bento Bicudo, Água Branca, Razzo e Fazendinha, atendendo aproximadamente 2.000 crianças.

Local: Comunidade de Bento Bicudo, Agua Branca, Razzo e Fazendinha

Data: 13.12

Horário: 10h

PÍFE MIRIM

O pífano, flauta de bambu, é um instrumento universal. Trazido pelos portugueses para o Brasil, em simbiose com as flautas indígenas, resultou num uso peculiar, quase sempre em duplas e acompanhado por percussão. São as bandas de pífanos ou bandas cabaçais, muito populares em todo o nordeste, que animam procissões e bailes desde os tempos das lamparinas e candeeiros. Nesta Virada Cultural, crianças das comunidades dos bairros de São Miguel, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista e Jardim Helena irão receber kits musicais, compostos por um pífano, materiais para a personalização, como pincéis, tintas e laços coloridos, e exercícios para ensiná-las a tocar o instrumento.

Local: São Miguel, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista e Jardim Helena

Data: 13.12

Horário: 10h / 12h/ 14h / 16h

POEIRA DAS ESTRELAS (CONTAÇÃO) + CONVERSA COM O PÚBLICO SOBRE INCLUSÃO + CULTURA ONLINE

A peça conta a história de Zoé, um menino muito curioso que parte para uma viagem espacial em busca de ajuda para os problemas de seu planeta. Nessa jornada, ele conhece diferentes mundos e seres e aprende com eles novas formas de viver. Juntando tudo em sua bagagem, ele retorna ao seu lar com novas perspectivas e pronto para enfrentar desafios. O enredo se baseia em diversas sagas de heróis juvenis, sempre incluindo a dramaturgia lúdica da palhaçaria. Cada planeta visitado por Zoé mostra, de forma poética e metafórica: “quem se comunica além das palavras”, “quem se movimenta apesar das dificuldades” e “quem enxerga além das aparências”.

Local: Biblioteca Hans Christian Andersen

Data: 13.12

Horário: 15h

ESTRIPULIAS DI PICADEIRO

Uma palhaça muito atrapalhada de poucas palavras tenta ser assistente de picadeiro, mas seu jeito todo atrapalhado e desatento faz com que ela consiga atrapalhar os números do mágico, do homem mais forte do mundo e do malabarista. Atrapalhada e desesperada pela vaga de assistente, ela vai bagunçar todo o espetáculo, mas no final ela consegue surpreender a todos.

Local: Centro Cultural Vila Formosa

Data: 13.12

Horário: 10h

PINÓQUIO

As aventuras de Pinóquio contam a história de um artesão solitário, Geppetto, que almejava ser pai e tem o sonho realizado de uma forma inusitada: constrói um boneco em um tronco de madeira, que ganha a vida e vira seu filho. Geppetto parte para uma nova aventura em sua vida, a de ser pai. Do difícil caminho de sair de casa até chegar a escola, Pinóquio precisa decidir entre o certo e o errado e quais caminhos seguir. Uma fada bondosa e um dono de circo de marionetes sāo alguns dos encontros de Pinóquio até chegar ao seu objetivo: ser um menino de verdade. 

Local: Centro Cultural Vila Formosa

Data: 13.12

Horário: 14h

PRA DESENHAR O MUNDO

Com ilustrações infantis e tutorial de desenho, a intervenção vai distribuir kits para que as crianças possam realizar em casa, em segurança, desenhos a partir da observação das coisas no mundo e da própria imaginação. O objetivo é despertar na criança a curiosidade e o olhar atento para as coisas ao seu redor, trabalhando através de formas geométricas simples - como círculos, quadrados, triângulos e retângulos, traços e cores - a possibilidade de desenhar, imaginar e criar desenhos e histórias.

Local: Vila Guilherme, Brasilândia e Freguesia do Ó

Data: 13.12

Horário: 11h

FESTA DO PIJAMA - 2 MILILITROS CIA TEATRAL

O grupo já realizou diversas ações neste formato on line e desta vez não será diferente. Com muita diversão e explorando o universo lúdico da criançada, a Festa do Pijama traz uma sessão de contação de histórias para crianças de 6 a 10 anos e de todas as idades, com uma proposta de muita alegria e animação.

Local: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Data: 13.12

Horário: 13h

Ep #05 - Pés Brincantes - Websérie Brincar e Dançar

Com giz ou fita adesiva colorida, você desenha no chão as amarelinhas desta brincadeira que ganha muitas variações com as dicas da arte-educadora Elizabeth Menezes, da pianista Rose Pavanelli e dos bailarinos Poliana Souza e Vinícius Vieira. O episódio convida crianças de todas as idades a soltar a criatividade e experimentar a arte da dança de uma forma divertida e com toda a família.

Data: 13.12

Horário: 11h

CINECLUBINHO - Para crianças

As queridas sessões das manhãs de domingo no CineSesc que reúnem gerações, crianças e seus adultos de referência, agora têm um espaço exclusivo para que todo mundo possa curtir o melhor do cinema infantil e infanto-juvenil em casa. ● A Gangue Zip Zap
● O Colar de Coralina
● Os Under Undergrounds, o começo
● Um Gato em Paris

Local: Sesc Digital

Data: 12 e 13.12