noticias

Programação anunciada pela Prefeitura privilegia diversidade de eventos na região central da cidade, em formato que convida ao olhar mais tranquilo do público para os equipamentos culturais e o patrimônio arquitetônico

Tradicional ponto de encontro na Virada Cultural desde a sua criação, o Centro de São Paulo volta a concentrar atrações na edição deste ano, cuja programação acaba de ser anunciada. A programação de 2017 começa a partir das 18h de sábado, dia 20 de maio, e prossegue até as 18h de domingo, dia 21.

A 13ª edição da Virada Cultural será marcada por um esforço de valorização da descoberta e da convivência na região central da cidade, por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares.

Durante 24 horas, o público que for até o Centro para curtir a Virada poderá desfrutar de diversos circuitos artísticos, que funcionarão como pontos de atração para as pessoas circularem entre os tablados distribuídos pelo perímetro do evento.

Serão 30 tablados – palcos com até no máximo 1 metro de elevação do chão –, espalhados por uma área que vai da Vila Buarque até a região da Sé, e inclui locais como o Anhangabaú, a avenida São João, praça da República e Largo São Francisco, além de equipamentos como o Theatro Municipal e a Biblioteca Mário de Andrade.

Entre os destaques desta programação, estão os cortejos que prometem tomar conta da região. Confira abaixo a relação completa:

Cortejo Arrasta Sandália – 20 de maio às 18h15 às 20h15. Concentração Rua Barão de Itapetininga em frente ao Theatro Municipal: Os bonecos Gigantes de São Luiz do Paraitinga abrem caminho para uma grande homenagem à cultura nordestina com muito forró no encontro de Falamansa e Xaxado Novo.

Cortejo Vale a Pena Ver de Novo – dia 20 de maio às 21h45. Concentração Rua Barão de Itapetininga em frente ao Theatro Municipal: no horário nobre da TV brasileira, coroaremos a atriz Vera Fischer como deusa das novelas brasileiras, ao som de “Amor e Poder”, tema de sua personagem na novela “Mandala”, da contora Rosanah,e seguiremos cortejo ao som das melhores trilhas de novelas com a festa Bebê a Bordel, com participação da cantora Patricia Marx, Mauricio Mattar e As Frenéticas, além de diversas drag queens caracterizadas como personagens ícones da teledramaturgia.

Cortejo Tecno Brasil – dia 21 de maio às 01h. Concentração Rua Barão de Itapetininga em frente ao Theatro Municipal: Banda Uó e a cantora Iza quebram tudo nesse cortejo jovem, dançante e cheio de ginga brasileira.

Cortejinho dia 21 de maio às 10h. Concentração Avenida Ipiranga em Frente a Praça da República: Uma carreata de palhaços e artistas circenses animará pais e filhos no encontro histórico da Trupe Pé de Histórias e a Palhaça Rubra em cima de um trio elétrico.

Cortejo 90tinha dia 21 de maio às 14h. Concentração Rua Barão de Itapetininga em frente ao Theatro Municipal: A nostalgia toma conta das ruas do centro de São Paulo no cortejo que homenageia os anos 90. Compadre Washington e Beto Jamaica, do É o Tchan, recebem o Grupo Molejo para botar todo mundo para dançar.

Cortejo de Peso dia 21 de maio às 18h. Concentração Rua Barão de Itapetininga em frente ao Theatro Municipal: Tiago Abravanel, acompanhado das bailarinas do Ballet Plus Size (RJ), conduzem este cortejo cheio de animação e energia. De quebra recebem Gretchen como convidada para não deixar ninguém parado.

MAIS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO NO CENTRO

No Vale do Anhangabaú, espetáculos de teatro musical se revezam no palco. “Alegria, alegria”, musical sobre os 50 anos da Tropicália com Zélia Duncan e um elenco de 15 atores, chega aos palcos da cidade neste mês e já faz uma apresentação especial no domingo, dia 21, às 16h. Grande sucesso em cartaz, o espetáculo “Gota D’água a Seco” acontece no sábado, dia 20, às 21h e traz a atriz e cantora Laila Garin no elenco.

Um musical que narra a trajetória artística da Wanderléa, batizado de “60! Década de Arromba”, promete emocionar fãs da Jovem Guarda no domingo, dia 21, às 13h. Completam a programação “Beatles num Céu de Diamantes”, criado pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho e baseado nas composições do quarteto inglês, além de “Carrossel, o musical”, voltado para o público infanto-juvenil, que traz elementos originais da novela como parte do cenário da escola.

O tablado “Tributos” dedicado a artistas que prestam homenagens a grandes cantores e compositores será montado no Boulevard São João. Os destaques da programação são: o cantor Curumin, abrindo a programação com uma homenagem a Stevie Wonder, a partir das 18h  do sábado. No domingo, às 6h, o cantor Andre Frateschi e a banda Heroes relembram o vasto legado artístico e musical de David Bowie e, na sequência, é a vez de Filipe Catto apresentar o repertório de Cássia Eller. Às 15h, Roberta Miranda interpreta canções de Roberto Carlos no show “Roberta Canta Roberto”.

A famosa esquina das avenidas São João e Ipiranga recebe programação especial de samba, inclusive com show do Samba da Vela, na madrugada de domingo. O grupo Samba Delas, formado só por mulheres, se apresenta às 9h30, seguido do show da cantora Verônica Ferriani, às 11h30. O encerramento acontece no domingo, às 15h30, com a apresentação do sambista Douglas Germano.

Para quem curte dançar, o forró irá tomar conta da Praça do Patriarca, com shows da dupla Caju e Castanha, às 4h; o baião tradicional do Xaxado Novo, às 8h; e apresentação da cantora e sanfoneira Adriana Sanchez, às 10h. O encerramento fica a cargo do Trio Virgulino, às 18h.

No Largo São Bento, local que remonta ao início história do movimento hip-hop na cidade de São Paulo, acontecerá um grande encontro de hip-hop que traz nomes como Back Spin Crew, Sharylaine e Dj Hum. O hip hop também terá espaço na rua 24 de maio, que recebe apresentações de Edi Rock, KL Jay ao lado do rapper Xis, além de um show de encerramento com Thaíde.